quinta-feira, 26 de março de 2015

OAB-RN lança campanha "Reforma política democrática" com mais 103 entidades, em Mossoró

[Perfil.JPG]
Advogado Humberto Fernandes foi o palestrante da noite
COALIZÃO PELA REFORMA POLÍTICA

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Seccional do Rio Grande do Norte e Subseccional de Mossoró, realizou hoje (25/03), debate sobre a reforma política democrática e eleições limpas, evento realizado no Auditório da Instituição em Mossoró.

Sempre na vanguarda da defesa das instituições democráticas e do combate à corrupção na política brasileira, a OAB compõe a linha de frente da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, movimento que é formada hoje por 103 entidades e movimentos sociais do Brasil, dentre elas a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG).

Os pontos principais da proposta de reforma defendida pela Coalizão são: proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do financiamento democrático de campanha, eleições proporcionais em dois turnos, paridade de gênero na lista pré-ordenada e o fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes.

"De nada adiantará o esforço hercúleo feito por todos se nós não construirmos uma ética de cidadania no Brasil"
Humberto Fernandes

O evento que contou com grande participação de profissionais da área jurídica, estudantes unversitários e pessoas da comunidade, foi conduzido pelo presidente da Subseccional da OAB em Mossoró, Aldo Fernandes, teve a abertura feita pelo presidente da OAB-RN, Sérgio Freire, e como debatedor principal Humberto Fernandes, conselheiro da OAB Nacional.

Na mesa do evento estavam presentes representantes da Igreja Católica, do movimento estudantil, de partido políticos, além do Juiz de Direito Herval Sampaio e do Vice-Prefeito de Mossoró Luiz Carlos de Mendonça Martins.

Em seu pronunciamento, Humberto Fernandes destacou a importância do Movimento e apresentou os pontos principais defendidos pela Coalizão, explicando cada um desses pontos e convocando os presentes a aderir aos trabalhos que vem sendo realizados, inicialmente com a assinatura dos formulários que serão encaminhados ao Congresso Nacional junto com o Projeto de Lei de Iniciativa Popular, e, posteriormente, como multiplicadores da ideia na comunidade. Defendeu ainda que todos pressionassem os parlamentares do Estado para apoiar o Projeto de Reforma Política Democrática.

O palestrante concluiu seu falatório ressaltando que "de nada adiantará o esforço hercúleo feito por todos se nós não construirmos uma ética de cidadania no Brasil".

Em todo o País, os integrantes e simpatizantes da Coalizão mobilizam-se para a coleta de assinaturas.Os interessados em contribuir com o o movimento devem acessar o site <http://www.reformapoliticademocratica.org.br/> que contem todas as informações necessárias, além do calendário dos eventos de mobilização.

Fonte: Novoeleitoral
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente