Comissão especial apresentou projeto em Porto do Mangue |
AUDIÊNCIA PÚBLICA
A comissão especial criada para promover a interlocução com a
sociedade civil organizada de Porto do Mangue, distante 250 quilômetros
da capital, apresentou neste sábado (15) um resumo do estudo técnico de
implantação de empreendimento portuário previsto para o município.
Trata-se do projeto de instalação do primeiro porto privado do Rio
Grande do Norte.
A audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Porto do
Mangue e contou com a presença de entidades da sociedade civil
organizada, como organizações não-governamentais, colônia dos
pescadores, comerciantes, políticos e empresários da região do Vale do
Assu e Costa Branca, além de membros da comissão especial.
Esta comissão possui representação da Federação da Indústria do Rio
Grande do Norte (FIern), Prefeitura Municipal de Porto do Mangue e
Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento
Econômico (Sedec). Os representantes assinaram um acordo de cooperação
técnica para conduzir o processo de viabilização de implantação do porto
e condução do processo licitatório com a elaboração do edital.
O advogado da Fiern, Davis Coelho Costa explicou que o projeto vive
dois momentos distintos, o primeiro referente à concessão da área
municipal a ser explorada por 35 anos, já aprovada pela Câmara Municipal
de Porto Mangue na Lei nº 053/2013. De acordo com ele, essa área com
cerca de 71 hectares será cedida por meio de concessão pública, como
prevê a Lei Federal 8.987/95.
“Porto do Mangue foi o município que melhor apresentou condições
técnicas e naturais. Agora estamos tratando das questões legais. A
audiência pública é uma exigência da lei de concessão, quando a
população toma conhecimento do projeto e coloca sua posição, para
agregar. Oportunidade também para explicar à população as condições da
exploração.
Ex-deputado Rogério Marinho preside comissão especial de interlocução social |
O segundo momento trata da licitação em si, quando será escolhida a
empresa que irá conduzir a obra e o direito de explorar pelo período
previsto. “O edital ainda será publicado e após aberto o processo
licitatório, teremos 30 dias para colher as propostas. A concorrência
terá como método o melhor preço”, ressaltou.
Durante a audiência, os participantes levantaram questões quanto ao
impacto ambiental do porto, a interferência na área de pesca, o uso das
terras públicas, a geração de emprego e a regulamentação do
empreendimento.
O presidente da comissão especial, o ex-deputado Rogério Marinho
respondeu os questionamentos como porta voz do comitê formado. Ele
explicou que o projeto ainda é básico e para a real implantação a
empresa terá que se submeter às normas ambientais, solicitando o
Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), assim como ter o contrato de
concessão da área. Quanto aos pescadores e futuros problemas sociais,
Rogério revelou haver algumas contrapartidas já previstas no escopo do
projeto, contudo, ratificou a posição da colônia de pescadores
registrando a realocação do atual ponto de atracação das embarcações.
“É claro que uma obra deste porte irá gerar um impacto, mas vamos
seguir tudo o que diz a legislação, tendo cuidado inclusive durante o
funcionamento da estrutura. No lado social, algumas contrapartidas estão
previstas como a utilização de 10 hectares da área cedida para a
construção de equipamentos de lazer, esporte e educação”.
O prefeito de Porto do Mangue, Titico, revelou ter
conhecimento da complexidade do projeto, porém, o Município está
disposto a investir na ideia e perpetuar a parceria. Ele comentou a
qualificação da mão-de-obra local e a retirada de unidades residenciais
na área da concessão. “São oito ou dez casas que ocupam o local. Estamos
sensíveis a situação e vamos dialogar a melhor alternativa e, se
necessário, viabilizar uma compensação. O Município tem um pouco mais de
5 mil habitantes, dos quais muito poderão se empregar na obra e no
próprio terminal. Contudo, é necessário uma qualificação dessas pessoas e
contamos com a Fiern para promover estes cursos”, disse.
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