Nesta data, em 1984, morria o cidadão norte-rio-grandense Dinarte de Medeiros Mariz. Provavelmente – sem nenhum demérito a outros –, o melhor governador para a educação do Rio Grande do Norte. A história registra.
Eleito governador em 1955 pela União Democrática Nacional (UDN) – partido que ele fundou no RN juntamente com Aluízio Alves, Juvenal Lamartine, Elói de Souza, José Augusto e Ferreira de Souza – e com apoio do presidente João Café Filho, Dinarte definiu a educação para colocar a ação de governo além do seu tempo. Ele entendia que somente o povo letrado era possível construir o desenvolvimento social do Estado.
Certa vez, ele asseverou: “Só na educação uma nação encontrará caminhos para a solução dos seus problemas e felicidade de seu povo.”
A frase torna-se gigante por ter vindo de um cidadão que cursou apenas o primário. Dinarte não ficou na retórica e marcou a sua passagem no poder com a criação da Universidade do Rio Grande do Norte, federalizada depois, hoje a UFRN. Um referencial no ensino superior do Estado. Era 1958.
Na mesma época, tendo o médico Tarcísio Maia como secretário de Educação, dotou a cidade de Mossoró com a maior escola de ensino de 1° e 2° graus, o Centro Educacional Jerônimo Rosado (CEJR), estabelecimento que educou gerações durante cinco décadas.
A sua região, o Seridó, foi igualmente contemplada, com investimentos na implantação de centros educacionais, a partir da cidade de Caicó. Fechou o ciclo positivo valorizando a cultura e a educação, com a nomeação de Luís da Câmara Cascudo para o cargo de consultor-geral do Estado.
Esse breve relato, reconhecendo a obra de Dinarte Mariz para o bem da Educação, se faz necessário neste momento em que o Rio Grande do Norte desceu aos últimos degraus do ensino público brasileiro. A aula ministrada pelo seridoense que fez história na Educação bem poderia iluminar a cabeça das autoridades – constituídas ou não – para olhar o futuro de nossas crianças com a visão do professor Dinarte Medeiros Mariz. Ele faz falta.
César Santos (Jornal de Fato de hoje: 09/07/2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente