domingo, 8 de fevereiro de 2015

Líderes fecham acordo e Congresso deve aprovar o voto majoritário para Vereador/Deputado


http://r1noticias.com/wp-content/uploads/2014/11/16998593.jpgREFORMA POLÍTICA

Reunidos esta semana no palácio do Jaburu, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e o deputado Miro Teixeira (PROS/RJ), acertaram acordo para votarem fechado no projeto de Reforma Política o voto majoritário para o legislativo em todos os níveis.

A proposta (voto majoritário para deputado e vereador) vai de encontro à proposta defendida pelo PT, que deseja a aprovação da proposta do voto em lista fechada.

Entenda o voto majoritário para Vereador/Deputado
No voto majoritário, ocuparão as vagas os mais votados, independentemente do partido ou coligação que pertencer o candidato.  "Já houve caso de candidato com 128 mil votos não ser eleito por causa do quociente eleitoral; e na mesma eleição se eleger candidato com apenas 275 votos", citou Michel Temer.

Exemplificando
No caso de um município com 9 vereadores, elege-se para a Câmara Municipal os nove candidatos a vereador com mais votos.

Entenda o voto em lista fechada
No voto em lista fechada o eleitor não votará em nomes.  Vota-se no partido.  Após a votação, os partidos mais votados indicarão quais os filiados do partido que ocuparão as vagas conquistadas pelo partido.

Exemplificando
No caso do município, os líderes partidários defenderão o voto no seu partido e escolherão, dentre seus filiados, os vereadores que representarão o partido na Câmara Municipal, de acordo com a quantidade de vagas conquistadas na eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente