quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Febraban alerta para o uso correto do cheque

20131226-101553.jpg2013/2014

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu comunicado para alertar os correntistas sobre o preenchimento de cheques no próximo ano. A instituição informa que durante o mês de janeiro, “para os cheques datados com o ano de 2013, os bancos vão adotar procedimentos de verificação para checar se os mesmos não foram emitidos além do prazo permitido em norma para sua compensação, que é de seis meses. 
 
Se for comprovado que, de fato, houve um equívoco do cliente no preenchimento do cheque, o mesmo será compensado normalmente”.
 
A Febraban, que compensa aproximadamente 1 bilhão de cheques por ano, garante que a medida vai beneficiar os clientes, tanto o depositante quanto o emitente, e minimizará impactos e transtornos nos serviços de compensação dos bancos.

Outro alerta é sobre a segurança na hora de utilizar o cheque. As dicas são para emitir sempre cheques nominais e cruzados, eliminar os espaços vazios, evitar rasuras, controlar os depósitos e retiradas no canhoto – inclusive as realizadas com cartão, evitar circular com talões de cheques e levar apenas a quantidade de folhas que pretende utilizar no dia.

O correntista deve adotar também como prática, ao receber um novo talão, conferir os dados referentes ao nome, número da conta corrente e CPF e a quantidade de cheques do talonário, além de ter cautela ao guardar os talões. A Febraban recomenda ainda destacar a folha de requisição do talão e guardar em separado e nunca deixar as requisições ou cheques assinados no talão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente