segunda-feira, 24 de junho de 2013

Uma análise da insatisfação generalizada

DA REVISTA VEJA
Reportagem da revista Veja desta semana revela como Dilma Rousseff reagiu à maior manifestação popular desde as Diretas Já. Perdido, o governo tenta achar formas de ganhar tempo e vislumbrar um plano para serenar a fúria do povo.
Enquanto isso:
A reunião com governadores hoje é o primeiro passo objetivo da presidente Dilma para tentar um ‘pacto’ diante das manifestações populares.No primeiro momento, ela tentou empurrar o problema para Estados e prefeituras, agora quer dividir os prejuízos e respostas com eles.
Na pauta, há questões concretas, como o apoio ao projeto de destinar 100% dos royalties do petróleo para educação, uma ideia que tem o patrocínio de Dilma, mas que encontra resistência tanto das bancadas quanto dos governadores no Congresso.Outra questão é a da mobilidade urbana, que diz respeito às prefeituras, mas pode ter suporte dos governos.
O clima de tensão é de todos os níveis de governo, mas houve um estiramento das relações ao longo da semana passada. Alguns governadores, como Geraldo Alckmin (PSDB), e prefeitos, como Fernando Haddad (PT), do Estado e da capital de São Paulo, tiveram de assumir sozinhos o ônus, político e econômico, do recuo no preço das passagens de metrô e de ônibus.Enquanto eles, a contragosto, anunciavam a decisão nas suas bases, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, desautorizava em Brasília a proposta — também já tramitando no Congresso — de desonerar os transportes públicos.
Como os palácios de todos os níveis estão no alvo, porém, nem Dilma nem os governadores podem se omitir. Algum tipo de anúncio prático e de acordo político deve sair. Ou ‘pacto’, como o momento político sugere e o marketing vai preferir.
Fonte: Pádua Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente