domingo, 19 de maio de 2013

... Para refletir


IRMÃO OU MONSTRO?

Há uma antiga lenda, encontrada no Talmude, que conta sobre um viajante que precisou empreender uma longa caminhada, a fim de chegar a um recanto longínquo onde vivia a sua família. Havia muitos anos que não se encontravam. Após dias de caminhada, mochila nas costas, o viajante caminhava com disposição. Estava cheio de esperanças e alegria pelo reencontro tão próximo com a família amada. Andava cada vez mais rápido!

Anoiteceu... Ainda o crepúsculo mal enviava um pouco de luz, quando o homem observou, a longa distância, uma estranha silhueta. Inicialmente, não havia dúvidas que aquilo a sua frente era um horrível monstro.

O que fazer? Recuar não seria a melhor coisa porque precisava continuar avançando, exatamente, naquela direção. Sentiu-se quase em pânico. O coração se inquietava, ameaçando disparar; o fôlego encurtava. O medo aumentou ainda mais quando ele percebeu que o vulto também estava caminhando e vinha em sua direção. Contudo, apesar daquela sensação de pavor, o viajante não tirava os olhos da figura tentando descobrir o mal que fatalmente teria que enfrentar pela frente.

Seguindo mais à frente, cauteloso, percebeu melhor o vulto, não deveria ser um monstro, pensou que o vulto poderia ser um homem corpuloso e desajeitado.

Mesmo assim continuou cauteloso, porque esse homem bem poderia ser um inimigo e convinha precaver-se. Firmou os passos e caminhou com medo.

Inicialmente era um monstro, agora achava que deveria ser um homem mau.
Somente quando se aproximou, quase tremendo, descobriu que era apenas um homem. E o melhor, ao se achegar mais percebeu que na verdade era seu próprio irmão que caminhava em sua direção.

"Tantas vezes temos feito um julgamento errado, e até injusto, a respeito de uma pessoa, à primeira vista. Entretanto, após vencer a distância e conhecê-la melhor e mais profundamente, nossa opinião a seu respeito salta de um polo para outro!"

Extraído da coluna do jornalista Neto Queiróz
Jornal Gazeta do Oeste, de hoje, 19/05.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente