sexta-feira, 4 de maio de 2012

"Superlua" será atração no céu deste sábado


Imagem da última “Superlua”, ocorrida em 19 de março de 2011: neste sábado, satélite poderá parecer até 14% maior e 30% mais brilhante
Foto: AP/David Duprey

DE SÁBADO PARA DOMINGO

Uma "Superlua", a única de 2012, é a grande atração do céu na madrugada deste sábado para domingo.  À 00h35 de domingo, a lua atingirá sua fase cheia praticamente ao mesmo tempo em que estará no perigeu, isto é, o ponto de sua órbita em que fica mais próximo do nosso planeta.

Segundo a NASA, ela parecerá até 14% maior e 30% mais brilhante que uma Lua cheia "normal".

O termo científico para o fenômeno é Lua de perigeu.  As luas de perigeu variam de tamanho por causa do formato oval da órbita do satélite, semelhante à eclipse que a Terra e os outros planetas orbitam em torno do Sol.  Isso faz com que de um lado, o pergieu, ela esteja cerca de 50 mil quilômetros mais próxima do que do outro, o apogeu.  

Neste domingo, ela estará no perigeu à 00h34, apenas um minuto antes de ficar totalmente cheia, em uma sincronização quase perfeita.

Esperemos, então.

Mas embora a Lua vá estar maior e mais brilhante, será difícil perceber isso. No alto do céu, sem pontos de referência e de escala, uma “Superlua” pode parecer igual a qualquer outra Lua cheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente