terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Software gratuito da Dataprev facilita gestão de servidores a estados e municípios

SIPREV/GESTÃO
 
Estados e municípios brasileiros que possuem Regime Próprio de Previdência não precisam mais contratar serviços privados para fazer a gestão dos dados dos seus servidores. 
 
É que o Ministério da Previdência Social, por meio da sua Empresa de Tecnologia e Informações, a Dataprev, desenvolveu um sistema gratuito para facilitar a gestão das informações de servidores ativos, aposentados e pensionistas.

A ferramenta, batizada de Sistema Previdenciário de Gestão de Regimes Públicos de Previdência Social (Siprev/Gestão), é um software público que permite coletar as informações sobre os servidores, validá-las e gerar um arquivo com dados de cada servidor e seus dependentes, garantindo economia na taxa de administração dos dados por parte dos entes federativos.

O Siprev/Gestão foi criado em plataformas de software  livre, é inteiramente gratuito e pode ser adquirido através da internet. Além disso, o sistema possibilita ainda a assimilação de novas funcionalidades a partir das necessidades de cada município. O Ministério da Previdência promove, além do treinamento on line, cursos presenciais para os profissionais que irão utilizar o software  nos institutos de previdência.

Além do banco de dados com o cadastro de dados pessoais, funcionais, carreira, cargo, órgão de lotação, jornada de trabalho, dados previdenciários e financeiros e emissão de certidão de tempo de contribuição, o Siprev/Gestão possui diversos aplicativos e funcionalidades que irão auxiliar os gestores de RPPS, como censo previdenciário, folha de pagamento, simulação de benefícios, gestão atuarial e gestão contábil.

Os dados já organizados através do Siprev/Gestão serão enviados para o CNIS/RPPS, um grande banco de dados dos servidores públicos de todo o país. A vantagem do CNIS/RPPS é evitar fraudes a partir de um controle eficaz dessas informações, inclusive com o cruzamento deste banco com o CNIS do regime geral e de outros regimes próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente