segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Morre o ex-prefeito de Areia Branca, Expedito Leonez

http://4.bp.blogspot.com/-HOCW4dDIsUw/Tq1pB4xFUbI/AAAAAAAAHfY/Xltkr4u-r_s/s1600/IMG_6212.jpgCÂNCER

Surpreso com a morte na última sexta-feira, do ex-prefeito de Areia Branca, Expedito Leonez (DEM).

Viajei na madrugada do sábado, 29 e só retornei hoje, 31.  Apenas durante a volta fiquei sabendo do falecimento de Expedito.  Fiquei muito surpreso, mesmo sabendo que ele sofria de um câncer.  

A morte de Expedito Leonez, certamente deixou Areia Branca comovida, dado o carinho que o povo (principalmente os mais pobres) tinha pelo conhecido prefeito dos pobres.

Líder político de forte densidade eleitoral e populista, Leonez vinha lutando há anos contra o câncer.  Sua morte aconteceu na sexta à noite no Hospital Natal Center em Natal, onde estava internado há alguns dias.

Ele foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Areia Branca por três vezes. 

Nascido em Arapuá, município de Ipanguaçu (RN), em 10 de janeiro de 1941, Expedito Leonez fez sua trajetória política toda em Areia Branca.

Em 31 de janeiro de 1983, ele foi empossado pela primeira vez como prefeito, cargo que ficou por seis anos. Depois, retornou ao executivo em 1º de janeiro de 1993, após ser eleito à prefeitura nas eleições de 1992.

Seu terceiro e último mandato foi “tampão”, devido a cassação do prefeito reeleito Bruno Filho (PMDB), para quem tinha perdido pleito municipal em 2000. Ficou cerca de 7 meses no cargo em 2004.

Tive a honra de conhecê-lo pessoalmente e ouvido muitas histórias da política.  Além disso, também tive o privilégio de estudar com sua filha, Bárbara Leonez, na faculdade de direito, em Mossoró.

Expedito morreu aos 70 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente