terça-feira, 27 de setembro de 2011

Profº Roberto diz em entrevista ao blog, que será candidato a Diretor da EEPJA

ELEIÇÕES ESCOLARES

Em entrevista concedida ao blog, o professor Roberto de Araújo, atual vice-diretor da Escola Estadual Pe. José de Anchieta, diz que será candidato a Diretor.
Veja a entrevista.

Blog – Em linhas gerais como você descreve a educação?
Prof. Roberto – Existem várias formas de educação. Falarei da educação formal e pública que é um instrumento que tem a obrigação de promover aprendizagem, o conhecimento e oportunidades de sonhos, desenvolvendo em nossas crianças e jovens um espírito de cidadania consciente despertando para um projeto de vida com dignidade. A educação brasileira passa por diversos problemas desde a infra-estrutura a falta de profissionais, a desvalorização dos professores e ausência de uma formação continuada, mas mesmo assim hoje com gestão democrática e descentralizada e os novos programas federais temos avançando um pouco, mas é necessário avançarmos muito mais. Pois, em educação não se gasta dinheiro se investe e investir cada vez mais em educação hoje é investir menos em segurança e em presídios no futuro. Uma geração educada é um geração menos violenta e mais preparada para enfrentar as adversidades da vida

BlogAldo – Fale um pouco sobre sua vida estudantil:
Prof. Roberto – Fui alfabetizado em casa pelo meu pai. Iniciei o pré-escolar na E E Pe José de Anchieta na Vila Bahia com a profª. Aumerinda, onde conclui o ensino fundamental I. Fiz o ensino fundamental II na Vila Rio Grande do Norte, na época com muitas dificuldades, andando em trator, a pé e de caminhão. As duas séries do ensino médio fiz na EEPJA. Não foi possível concluir o 3º ano aqui, pois nossa escola estava fechada e não sabíamos quando as aulas retornariam. Portanto, fiz minha matrícula na E E Jerônimo Rosado (o estadual) em Mossoró e conclui o antigo 2º grau. Em 1996 prestei vestibular para licenciatura em geografia na UERN e fui aprovado, iniciei uma nova luta, dificuldade de transporte, financeira, sem trabalho, mas me formei em 2001. Participei do curso de gestão escolar promovido pela secretaria de educação do RN em 2010 e estou cursando uma especialização em gestão escolar pela Faculdade Integrada de Patos - FIP.

Blog – Nos conte um pouco sobre sua trajetória profissional:
Prof. Roberto – Minha primeira experiência de trabalho foi lecionar com uma turma que estava concluindo o ensino fundamental em 1996, no antigo projeto de ensino a distância – telecurso – na época trabalhávamos com todas as disciplinas e graças a Deus conseguimos concluir com êxito. Depois fui aprovado no concurso público municipal da Serra do Mel/RN no cargo de auxiliar de secretaria e prestei serviço na secretaria de saúde. Fui convidado pelo sec. De educação prof. Braz Lino para trabalhar com a educação de jovens e adultos no ensino fundamental II, onde trabalhei dois anos. Em 2005 prestei concurso para professor no Estado do RN, fui aprovado e assumi em 13 de abril de 2006 na E E Pe José de Anchieta, no qual permaneço. Pedi exoneração do cargo de auxiliar de secretaria do município e em seguida prestei concurso para professor no nosso município em 2009. Fui aprovado e convocado em maio de 2010, assumindo a disciplina de geografia no ensino fundamental II. Em 2009 fui convidado para compor a chapa com Akinoã Costa em beneficio de um projeto educacional no processo da gestão democrática da E E Pe José de Anchieta. Aceitei o desafio e hoje sou vice-diretor; tenho procurado honrar o cargo com dignidade e trabalho que me foi confiado pela comunidade escolar, fazendo e me propondo a fazer tudo que estar ao meu alcance para contribuir no desenvolvimento de todos os trabalhos prestado por esta escola.

Blog – Que conquistas a EEPJA conseguiu realizar nesta gestão?
Prof. Roberto – Foram vários projetos: Projeto Copa do Mundo 2010; I Gincana Cultural Folclórica; I Concurso Literário; Feira de Ciências 2010 – Que trabalhou a educação sexual e a prevenção as drogas. Trouxemos o Projeto Despertar que no momento está sendo trabalhado a 2ª edição do projeto. Realizamos o “I Seminário de Prevenção e Uso de Drogas”. Ainda realizamos atividades de lazer, resgatando desde o ano passado o dia do estudante com desfiles, jogos e muitas brincadeiras; o dia do professor com a entrega do certificado do professor nota 10. Ainda fizemos aula passeio para Lajedo de Solidade e a barragem de Santa Cruz em Apodi; Praia de Morro Pintado em Areia Branca e o Rio Piranhas-Açu em Alto Rodrigues.

Blog – A eleição democrática para gestor escolar acontece a cada dois anos. Este ano vai haver eleições, o professor tem pretensões a respeito?
Prof. Roberto – Bem, a diretora profª. Akinoã Costa completa seu 2º mandato tornando-se inelegível, pois, se a mesma pudesse ser candidata estaria votando nela. Mas como disse, ela não pode concorrer novamente, portanto, diante do trabalho que tenho feito na escola, tenho certeza que é este trabalho que me credencia diante da comunidade escolar para colocar o meu nome a disposição para que alunos, professores, pais e funcionários possam julgar. 

6 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista! Que bom ver o crescimento da nossa escola e termos a certeza de o prof. Roberto está verdadeiramente preocupado em fazer uma educação cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  2. Hoje o prof. Roberto é o kra + preparado pra ser diretor dessa escola, sei que o povo daí tambem ver isso. Quem estar sempre na escola atendendo a todo mundo ai, e atendendo bem, foi o único vice faz tudo, é porteiro, é digitador, representa a escola aonde vai. valeu meu irmão tou com vc e ñ e abro.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem prof Roberto.. estamos com VC

    ResponderExcluir
  4. Foi muito boa sua entrevista prof. Roberto... Pois, ela nos mostra um pouco da história de todos nós em relação a nossa escola, como alunos que fomos dela e como profissionais que somos hoje. Por isso, estou com vc professor nesta luta que não somente sua, mas de todos nós. Pois vc representa uma projeto, um sonho para termo uma escola melhor.
    Parabenizo a Dr. Aldo pela audiência e pelo conteúdo do seu blog!

    ResponderExcluir
  5. ótimas respostas professor roberto gostei muito

    ResponderExcluir
  6. Parabéns prof, muito bom... vamos á luta.

    ResponderExcluir

Comente