TODOS PELA ESTRADA
Blogueiros do Vale do Açu iniciaram uma campanha em prol da construção da Estrada da Castanha, trecho estadual entre Carnaubais e o entroncamento de Serra do Mel e Areia Branca. A iniciativa partiu do blogueiro e radialista, Magno Marques, e se espalhou rapidamente, primeiro pelos blogs de Carnaubais e depois pelas outras mídias do Vale.
No dia 28 de junho, ele deu o primeiro passo, ao criar uma logomarca com os dizeres: "Eu luto por ela. Estrada da Castanha. Carnaubais - Serra do Mel", serviu para incentivar a campanha que continua crescendo. "Primeiro, os 10 blogs de Carnaubais aderiram à campanha, depois Ana Walquíria, em Natal, Luciano Seixas, em Alto do Rodrigues, Samuel Júnior, em Assú e outros", completa.
Embalado pela proposta, o blogueiro Zelito Coringa, dono do espaço virtual, Falando de Saberes, aproveitou para abrir um abaixo-assinado também virtual. Ele utiliza uma plataforma que fornece alojamento on-line gratuito para petições públicas, já com o ambiente para assinaturas. "Não esperava tanta repercussão", acrescenta.
A internet tem se transformado em importante ferramenta de reivindicação. Recentemente, a plataforma Twitter foi utilizada para cobrar a redução no preço da gasolina no Estado. Em Natal, pela mesma ferramenta fizeram o Fora Micarla (#foramicarla) que coloca em cheque a atuação da prefeita de Natal.
A Estrada
A construção da Estrada da Castanha começou a ser discutida no dia 4 de julho de 2010, como bandeira de reivindicação do vereador, Wanderlei Mendes, de Carnaubais. Na época foi realizada uma audiência pública para viabilizar a conclusão da rodovia que é, na verdade, a extensão da RN 016, que vai de Assú até Carnaubais, terminando no cruzamento de Serra do Mel/Areia Branca.
O trecho de 36km está orçado em R$ 22 milhões, mas segundo o próprio Wanderlei, a Petrobras se comprometeu, no ano passado, em dar o asfalto, fazendo reduzir os custos do projeto em pelo menos metade.
Segundo Magno Marques, a estrada encurtará uma série de distâncias entre a região Oeste, a Costa Branca e até a região metropolitana de Natal. "Quem está em Mossoró e quer ir para Macau, poderia reduzir mais de 40km indo pela estrada. Ela, inclusive, também facilitaria a chegada em Macau, Guamaré e até Natal, pela zona norte", completa.
No próximo dia 14, o Consórcio Intergestores Vale Unido, o G-12, volta a se reunir com membros do governo para discutir o início da obra, esperada há tanto tempo. "Essa estrada é fundamental para a garantia econômica da região, beneficiando, sobretudo, a produtividade de caju e castanha e a produção do Baixo-Açu, com o barateamento do custo de transporte", concluiu Wanderlei.
Fonte: Jornal de Fato
Nota do Blog:
Aproveitando o embalo, me associo aos demais companheiros e convoco aqui neste espaço, mais outros companheiros blogueiros da cidade de Areia Branca. Alô Luciano Oliveira (Costabrancanews), Jailton Rodrigues (Portal Costabranca), Jailton Oliveira (Blog Serra do Mel)... vamos ADERIR!!!
Todos no próximo dia 14 de julho em Serra do Mel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente