O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), prefeito de Lajes Benes Leocádio, está preocupado com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma das principais receitas das prefeituras. Benes conta que devido a redução da receita, vários municípios atrasaram a folha de pagamento do pessoal em junho. Para este mês, a previsão é mais arrocho econômico.“Serra Negra do Norte, Jardim de Angicos, Santana do Matos e Alexandria, por exemplo, tiveram problemas agora em junho com pagamento do pessoal. Com certeza, agora em julho, muitos municípios atrasarão suas folhas, inclusive o meu”, declarou o prefeito de Lajes, acrescentando que em 13 anos à frente da prefeitura nunca viu situação igual a que vive atualmente.
Benes Leocádio faz as contas e confirma que as perdas do PFM chegam a 43% em julho. Segundo o Tesouro Nacional, em junho houve queda de 13%. Para julho a previsão é de 27%, ou seja, as perdas cumulativas podem chegar aos 43% anunciados por Benes. “Na hora que o FPM cai, os valores do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] (20%) e da Saúde (15%) também são reduzidos”, destacou o prefeito.
Em Serra do Mel, o município vem conseguindo manter o controle de pagamento a pessoal, apesar das enormes dificuldades. Porém, há algum tempo, o próprio Sindicato dos Servidores vem demonstrando preocupação com o assunto. Segundo o presidente Francisco André, o assunto requer preocupação e sugere muita caltela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente