domingo, 31 de maio de 2015

Fim da reeleição para cargos do Executivo não altera quadro político no RN

http://gazetadooeste.com.br/wp-content/uploads/2015/01/Herval-Sampaio-Juiz-ACD-5.jpg
Dr. Herval Sampaio Júnior é juiz eleitoral em Mossoró
SE MANTÉM

A decisão da Câmara dos Deputados de aprovar emenda à Constituição Federal que acaba com a reeleição para cargos do Executivo (presidente, governador e prefeito) não traz mudanças relevantes no contexto da política potiguar. 

É que a medida só vale para os eleitos a partir de 2018. Ou seja: o governador Robinson Faria (PSD) poderá disputar a reeleição.

Em nível municipal a história se repete. O prefeito Francisco José Júnior (PSD) segue com esperanças de garantir na Justiça o direito de tentar mais um mandato. Tudo dependerá de como a Justiça Eleitoral vai se posicionar no próximo ano.

Existem duas correntes: 1) a que entende que ele foi reeleito na eleição suplementar de 2014 (fato entendido pelo então juiz eleitoral Herval Sampaio que não foi objeto de questionamento); 2) a segunda corrente interpreta que o prefeito cumpre um mandato de um período fracionado e por isso tem direito de renovar o mandato no próximo ano.

Em Natal, não há polêmica. O prefeito Carlos Eduardo poderá disputar a reeleição sem qualquer problema, conforme texto aprovado na Câmara dos Deputados.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente