sexta-feira, 8 de maio de 2015

Bomba! Ex-presidente uruguaio diz em livro que Lula lhe confessou esquema do mensalão

REVELAÇÃO BOMBÁSTICA

O ex-presidente uruguaio, José Mojica, revelou em livro que o ex-presidente Lula teria lhe confessado sobre todo o esquema do mensalão.

http://www.pragmatismopolitico.com.br/wp-content/uploads/2014/04/mujica-lula.jpg
Lula com o ex-presidente uruguaio, José Mojica
O episódio foi relatado pelo próprio Mujica, antes do lançamento do livro, aos jornalistas uruguaios Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, da revista semanal ‘Búsqueda’, que o reproduziram no livro-reportagem “Uma ovelha negra no poder”, lançado no Uruguai nesta semana.

Os autores convivem com Mujica há 17 anos. Todas as conversas com ele estão gravadas.

Segundo o ex-presidente uruguaio, seu ex-vice Danilo Astori estava na sala e também ouviu a confissão de Lula. Ou seja: são duas testemunhas.

Mujica disse aos jornalistas:
“Lula não é um corrupto como (Fernando) Collor de Mello e outros ex-presidentes brasileiros. Mas viveu esse episódio (do mensalão) com angústia e um pouco de culpa”.

Quando o assunto do mensalão veio à tona numa reunião feita em Brasília nos primeiros meses de 2010, Lula disse textualmente a Mujica, segundo ele próprio:

“Neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens. Essa era a única forma de governar o Brasil”.

Os jornalistas ainda relatam que a proximidade de Mujica e Lula era tão grande que o uruguaio “soube que Dilma seria a candidata (à Presidência) muito antes que isso se tornasse público” e também que, depois, Lula apoiaria sua reeleição.

“(Mujica) Entendeu perfeitamente essa jogada”, escreveram Danza e Tulbovitz. “Lula preferia ser o poder nas sombras e, depois do mensalão, não ficar exposto demais”.

Em outras palavras: Lula era o chefe.

Maiores detalhes: Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente