segunda-feira, 9 de março de 2015

Prefeita é cassada e juíz determina substituição por eleição indireta pela Câmara Municipal

Juiz decidiu por eleição indireta
CÂMARA DECIDIRÁ

A prefeita de Brejo do Cruz, Ana Maria Dutra da Silva (PP), teve o mandato cassado por abuso de poder econômico e político, compra de voto e promessa de vantagem nas eleições de 2012. A sentença, assinada pelo juiz Alírio Maciel Lima de Brito, da 38ª Zona Eleitoral, foi publicada no diário eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral da sexta-feira, dia 6.

A prefeita tinha contra si, duas ações, sendo uma AIME e uma AIJE - Ação de Investigação Judicial Eleitoral.  Na eleição de 2012, a prefeita obteve 4.362 votos, equivalente a 53,33% dos votos.

Na sentença, o magistrado determinou a realização de eleição indireta pela Câmara Municipal de Brejo do Cruz, pelo fato da vacância ter ocorrido nos últimos dois anos do mandato. 

"Tendo a vacância ocorrido nos últimos dois anos do mandato, a realização de novas eleições deverá ser indireta, na esteira do que dispõe o artigo 81, § 1º, da Constituição Federal", escreveu o juiz.

A novidade da decisão foi a realização de novas eleições, mas de forma indireta.  Ou seja, pela Câmara Municipal, que elegerá, dentre um dos seus vereadores, quem será o próximo prefeito da cidade.  O embasamento jurídico encontra respaldo no Art. 81, § 1º, da Constituição Federal, conforme transcrito acima na decisão judicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente