quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Vereador Francisco Carlos propõe lei de acesso à informação sobre obras públicas


Vereador Chico Carlos (PV)
PROJETO INOVADOR

O vereador Francisco Carlos (PV) apresentou ao plenário da Câmara Municipal de Mossoró nesta quarta-feira, 04, um Projeto inovador que pretende mudar o conceito de transparência e acesso à informação pública municipal. 

O projeto de lei foi denominado por ele como Lei Municipal de Acesso à Informação e Transparência sobre Obras Públicas e tem o objetivo de democratizar e facilitar o entendimento a respeito de informações que são de interesse de toda a sociedade.

A ideia é criar a obrigação para que empresas que tenham obras e serviços de engenharia acima de R$ 300 mil, contratadas com o poder público, contratem um jornalista para divulgar aos veículos de comunicação e a quem interessar, informações sobre o andamento desta ou daquela obra.

A transparência da informação precisa ter dois requisitos básicos, na hora da sua divulgação: acessibilidade e inteligibilidade. Ou seja: as pessoas precisam ter condições de ter acesso a essa informação e, ao mesmo tempo, entendê-las.

O vereador lembra que não existirá qualquer prejuízo a outras formas de divulgação da informação, como os balancetes divulgados nos sites, bem como a mídia oficial, que já conta com Jornal Oficial e programa de rádio diário. 

“A lei busca ampliar e não reduzir. Queremos criar novos meios para que as pessoas possam ter acesso à informação do que lhe diz respeito, que são as obras públicas que estão sendo realizadas com o seu dinheiro”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente