segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Segundo o TSE, o Rio Grande do Norte tem 15.925 pessoas com direitos políticos suspensos

DADOS OFICIAIS

O Tribunal Superior Eleitoral - TSE, divulgou nesta segunda-feira, que 883.222 brasileiros estão com os direitos políticos suspensos, de acordo com levantamento feito na base de dados da Justiça Eleitoral. Na prática, isso significa que eles não podem votar ou ser votados nem filiar-se a partido político ou exercer cargo público, mesmo não eletivo.

Dentre outras implicações com a perda dos direitos políticos, o cidadão não exercer cargo em entidade sindical e atue como diretor ou redator-chefe de jornal ou periódico. O TSE esclarece que os direitos políticos são aqueles que garantem que o cidadão participe da organização e do funcionamento do Estado.

De acordo com os dados da Justiça Eleitoral, a condenação criminal é a maior causa para suspensão dos direitos, com 657.299 eleitores, seguida da incapacidade civil absoluta, que para o TSE, são pessoas consideradas absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil, com mais de 143 mil.
Logo em seguida vêm os quase 77 mil brasileiros alistados no serviço militar, dos 3.374 condenações por improbidade administrativa e dos 272 brasileiros que moram em Portugal e optaram por exercer o direito a votar e ser votado naquele país.

Pelos dados divulgados, o Rio Grande do Norte tem 15.925 pessoas com direitos políticos suspensos.  O maior número é do Estado de São Paulo, com 232.905 e o menor índice é o Estado de Roraima, com apenas 1.892.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente