EDUCAÇÃO INTEGRAL
O que só havia nos grandes centros ou em cidades de
grande ou médio porte no tocante à educação, chega à Serra do Mel.
É o programa MAIS EDUCAÇÃO. Nele, os alunos
estudam em tempo integral, onde, além do ensino tradicional, participam de
atividades as mais diversas como: Letramento (Leitura de produção de textos),
Percussão, capoeira, instrumentos coletivos de corda (Violão, violino),
taekwondo e laboratório de ciências (feiras). "Parece sonho, mas é
um sonho real", diz o diretor da Escola Estadual Pe. José de Anchieta,
Prof. Roberto.
A chegada do programa à Serra do Mel é uma luta
antiga do Diretor, que há mais de um ano tentava junto a coordenação do
Programa na 12ª DIRED, a inclusão da Escola Pe. Anchieta no sistema do MEC para
implantação do Programa.
Inicialmente, o programa atenderá aos alunos das
escolas da Vila Rio Grande do Norte e Paraná. As aulas extra-classe serão
trabalhadas por módulos e será no horário contra-turno do aluno.
Portanto, essas atividades serão desenvolvidas pela manhã. Os alunos atendidos
pelo programa serão os de 6º ao 8º ano. Mas, a equipe gestora já está
pensando na inclusão dos alunos dos 9º ano, diz o Prof. Roberto - Diretor
da Escola.
Serão contratados monitores para atender estas
necessidades. Após as aulas, os alunos permanecem na escola para o banho e
almoço que também será financiado pelo programa.
Diretor da Escola, Prof. Roberto de Araújo |
Entendendo o Programa
O Programa Mais Educação, criado
pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas
escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em
macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos
humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde,
educomunicação, educação científica e educação econômica.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005.
Nesses estudos destacou-se o uso
do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter
na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas
do município no qual a escola está localizada.
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