quarta-feira, 4 de abril de 2012

Desembargador Caio Alencar é agredido por "colegas" Rafael Godeiro e Oswaldo Cruz

RELATOR X ACUSADOS

As acusações dirigidas a colegas no relatório a ser apresentado ao plenário do Tribunal de Justiça na próxima segunda-feira, 9, pelo desembargador Caio Alencar, presidente da comissão de sindicância que apura as denúncias sobre o roubo de vários milhões de reais da conta de precatórios da corte potiguar foi a causa do ataque que lhe dirigiram na tarde da última segunda-feira, 2, anteontem, os colegas Oswaldo Cruz e Rafael Godeiro.

Segundo outros integrantes da corte, o clima entre os dois, de um lado, e Caio Alencar já estava ruim e vinha piorando desde janeiro, quando ele assumiu a missão de investigar o desvio dos precatórios, considerado, de longe, o maior roubo já perpetrado contra o erário estadual em toda a história do Rio Grande do Norte, e piorou na semana passada, quando a serventuária Carla Ubarana, até então considerada a líder da quadrilha, os apontou como co-autores. O que provou a briga, entretanto, foi o conhecimento, pelos dois acusados, do que seriam excertos da versão preliminar do relatório do colega.

Nele, pela primeira vez, um magistrado designado para investigar aponta desembargadores como culpados de crime tipificado e capaz de levar o indigitado à perda da função pública, sem o recurso à aposentadoria punitiva. Saber que haviam chegado a esta situação por intermédio de um colega com o qual lidam há mais de vinte anos teria sido a gota d'água para Oswaldo e Rafael. Eles participaram numa sala do tribunal de reunião em que vários desembargadores analisaram a imagem negativa que se projeta da sede do poder judiciário potiguar desde a eclosão do escândalo dos precatórios, e poucos minutos depois, num dos corredores da casa, Rafael provocou Caio, passando a agredi-lo fisicamente e a receber na briga a colaboração de Oswaldo.

Quando terceiros interromperam a briga e dois dos desembargadores precisaram ser socorridos em instalação de saúde, pensou-se que a presidente do Tribunal, desembargadora Judite Monte, convocaria imediatamente uma reunião para cuidar, disciplinarmente, do ocorrido. Ela, porém, teria resolvido refletir mais e ouvir testemunhas a respeito, para decidir a qualquer momento. Segundo testemunhas, ela gostaria muito que a briga não viesse a público, porque isto desgraçaria ainda mais a imagem da corte.

Fonte: Roberto Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente