quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Morre, aos 83 anos, dom José Freire de Oliveira Neto

domjose18

PESAR

O corpo de dom José Freire de Oliveira Neto, 83, que faleceu ontem, 10, será sepultado hoje, 11, na Catedral de Santa Luzia, em Mossoró, logo após a realização da última missa de corpo presente, que começará às 9h. O velório do bispo emérito de Mossoró foi iniciado ontem, em Apodi, cidade natal do religioso.

Religiosos e fiéis no velório de Dom José Freire
O corpo do bispo chegou ao município em que nasceu por volta das 11h, horário em que foi celebrada uma missa de corpo presente, presidida pelo vigário-geral da Diocese de Mossoró, padre Flávio Augusto. A celebração ocorreu na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e São João Batista.

Após a realização da missa, o corpo de dom José Freire retornou a Mossoró, chegando à Catedral de Santa Luzia às 15h. Ao longo da tarde e da noite de ontem, foram celebradas três missas de corpo presente, e às 22h foi iniciada a virgília fúnebre.

Além de inúmeros fiéis mossoroenses, o velório também foi acompanhado por membros da Igreja Católica de outras cidades e estados. Bispos dos municípios de Caicó, Natal, Campina Grande e de Limoeiro do Norte estiveram presentes no adeus a dom José Freire.

Com o falecimento do bispo emérito, a Prefeitura Municipal de Mossoró decretou luto oficial na cidade por três dias.

Através do Decreto nº 103, de 10 de janeiro de 2012, o município do Apodi também terá três dias de luto oficial em virtude da morte de dom José Freire.

Dom José Freire (na foto ao lado) começou a se sentir mal na madruga do dia 31 de dezembro e após submeter-se a um exame de tomografia, se constatou um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Foi operado às pressas na manhã daquele mesmo dia, mas não reagiu após a retirada da sedação. Encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Wilson Rosado, permaneceu nove dias em coma profundo. Por volta das 2h30 de ontem, o bispo morreu, vítima de parada cardíaca. 

*Com fotos e informações do costabrancanews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente