terça-feira, 8 de novembro de 2011

Programa "Novos Talentos" chega à EEPJA

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS
AÇÃO CIDADÃ
 
O Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semiárido - CEMAD, trabalha com o Programa Novos Talentos e o projeto "Divulgando a Educação Ambiental na Construção de Saberes e Exercício da Cidadania na Escola Pública".
 
Este projeto, atua transmitindo conhecimentos de educação ambiental para os alunos e professores das escolas públicas, tem a coordenação do prof. Dr. Ramiro Gustavo Valera Camacho e participação de vários professores, técnicos e alunos da UERN. O objetivo geral é mostrar aos professores e alunos da rede pública municipal de ensino que existem estudos e resultados positivos, alternativas e técnicas de exploração dos recursos ambientais capazes de proporcionar a melhoria da qualidade de vida das comunidades, sem causar danos ao meio ambiente.
 
Este grupo sob a coordenação do prof. Dr. Ramiro Gustavo foi convidado pela gestão da EEPJA, e esteve reunidos hoje com os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio e os professores da nossa escola trabalhando a educação ambiental. 
Equipe cemad e Professores da EEPJA
 
Para a equipe do CEMAD - O Projeto Ambiental e o Exercício da Cidadania na Escola Pública, através do Programa Novos Talentos, da CAPES, esteve presente na E E Pe José de Anchieta, onde ministrou diversas oficinas de educação ambiental e conseguiu despertar a consciência ambiental no município de Serra do Mel/RN nos mais dos 70 alunos presentes e quase 30 professores que também tiveram o seu momento de capacitação.
 
"Como a esperança é a última que morre, este trabalho foi mais uma injeção de ânimo para que se dê um novo rumo ao planeta". Prof. João Freitas - EEPJA.
 
Para a estudante Zaine Dantas - 3º ano, "O seminário foi proveitoso, tanto para nossa vida escolar no qual abrange a educação ambiental, mas principalmente para o nosso dia a dia em nossa sociedade".
 
Já a professora Maria Alves - EEPJA, comentou - Foi um excelente trabalho, muito proveitoso, pois, precisamos mais desses conhecimentos e principalmente conscientizar os nossos alunos.
 
"Foi proveitoso, uma forma de conscientizar a todos nós sobre a preservação do nosso meio ambiente". Rachel Tavares - 3º ano.
"Achei o evento muito organizado. Os instrutores explicaram com clareza os conteúdos ministrados. Nos despertou para cuidar melhor do meio ambiente". Aparecida Lemos - 3º ano.
 
"Nos fez refletir sobre as dificuldades que os nossos irmão africanos tem enfrentado pela escassez de água e alimentos. As dificuldades deles são muito maior do que a nossa. E nós precisamos acordar para a realidade e cuidar já do meio ambiente". Micarla Moura, 3º ano.
 
Para Alverlange Marília - aluna do curso de ciências biológicas da UERN e monitora do Programa Novos Talentos falou sobre o objetivo principal das oficinas realizadas - Que foi possibilitar aos alunos e professores, uma nova visão do bioma onde estamos todos inseridos: caatinga e buscando estratégias de conservação desse bioma extremamente devastado. A Caatinga é seu povo, sua gente. A Caatinga não é só problemas, ela é uma vida a ser cada dia descoberta, preservada, respeitada e admirada. Afinal a caatinga é o bioma exclusivamente brasileiro!
 
Fonte: Blog da EEPJA 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente