domingo, 7 de agosto de 2011

A análise de Neto Queiróz sobre o apoio de Rosalba nos municípios em 2012

PESQUISAS SERÃO O DIFERENCIAL

O jornalista político Neto Queiroz, âncora do jornal TCM e colunista do jornal Gazeta do Oeste, faz uma análise acerca do apoio do governo do Estado nos municípios em 2012.  

Confira o que pensa o jornalista:

Natal 1

Hoje quero comentar sobre as posições que Rosalba Ciarlini, governadora do Estado e política mais influente no momento, adotará com relação aos pleitos municipais que serão realizados em 2012.

Natal 2 
Começando por Natal. Rosalba tem hoje duas opções: Rogério Marinho (PSDB) e Carlos Eduardo Alves (PDT). O primeiro tem o apadrinhamento de José Agripino e o segundo do senador Garibaldi Filho.

Natal 3
Considero que o fator mais importante para a tomada de posição de Rosalba serão as pesquisas. A governadora vai olhar com muito cuidado os números antes de anunciar qualquer escolha em Natal.

Natal 4
É muito importante para Rosalba a eleição municipal em Natal. A governadora sonha com a reeleição em 2014 e sabe que vai precisar de um bom palanque na capital, principalmente porque é na capital onde o eleitor demonstra atualmente maior decepção com a administração de Rosalba.

Natal 5
Considerando apenas o ponto de vista político sobre quem Rosalba deve apoiar em Natal, não tenho dúvida que a escolha seria por Carlos Eduardo Alves. Rogério acrescenta muito pouco a Rosalba, porque seu próprio mandato é alheio, é apenas suplente de deputado.

Natal 6
Nem em sonho Rosalba pensa em disputar a reeleição em 2014 num palanque diferente de Garibaldi Filho. O esforço que foi feito pelos dois para estarem juntos no ano passado foi um dos maiores responsáveis pelo sucesso de ambos.

Natal 7
Apoiar Carlos Eduardo Alves significa ter os Alves como aliados, ter mais um deputado na Assembleia (Agnelo) e ainda por cima estar no palanque do candidato favorito. Portanto, se tivesse que apostar fichas hoje, apostaria que Rosalba apoiará Carlos Eduardo.


•PLUGADO
MOSSORÓ 1 - Vamos analisar a participação de Rosalba na sucessão em Mossoró. Não tenho dúvida alguma que a governadora deseja que a candidata seja Ruth Ciarlini.

MOSSORÓ 2 - Mas a alternativa Ruth não se concretizará na prática. A prefeita Fafá Rosado não renunciará a seu mandato, pretendendo ir até o último dia.

MOSSORÓ 3 - Restarão a Rosalba as outras opções dentro do DEM, que hoje são Chico da Prefeitura e Cláudia Regina. Não acredito que um nome surpresa possa surgir.

MOSSORÓ 4 - Assim como em Natal, a governadora sabe da importância de Mossoró para sua reeleição e sabe que manter seu grupo unido e no poder será vital.

MOSSORÓ 5 - Mais uma vez Rosalba vai estar com um olhar atento para as pesquisas para identificar o nome dentro do grupo que terá mais condições de vencer o pleito.

MOSSORÓ 6 - Observando estes critérios e conhecendo números de pesquisa, afirmo que Chico da Prefeitura e Cláudia Regina são nomes fortes.


•Notas rápidas
Com relação ao apoio de Rosalba nos demais municípios, vejo alguns critérios gerais que acho que a governadora vai adotar.

Vai levar em conta quem esteve com ela na eleição de 2010, demonstrando fidelidade a quem a apoiou.

Levará em conta também as pesquisas eleitorais, observando os projetos viáveis para cada município.

Nos casos onde existam mais de um candidato da base aliada, vai ficar distante, evitando os conflitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente