A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) promoveu na manhã de hoje, 21, o seminário “Previdência Geral e Própria para Municípios, ministrada pelo consultor previdenciário e analista de sistemas Rocine Nunes Rodrigues.
O evento, realizado na sede da entidade, reuniu prefeitos, secretários municipais e vereadores.
Consultor com 17 anos de experiência, Rocine Rodrigues esclareceu e orientou prefeitos e secretários sobre Previdência Social. De forma didática e bastante esclarecedora, falou sobre as vantagens da implantação do Regime Próprio de Previdência. “Bem gerida, a Previdência Própria representa um grande ganho tanto para os Municípios quanto para os servidores”, assinala o consultor.
Com o seminário, de acordo com o presidente Benes Leocádio, a FEMURN exerce o seu papel de orientar os municípios associados a buscar solução para os gastos com pessoal. “Nós, gestores públicos, precisamos aprender a fazer mais com menos. E a implantação da Previdência Própria é a saída para desafogar as obrigações dos municípios com folha de pagamento. Somadas, a contribuição patronal recolhida pelas Prefeituras e a contribuição previdência recolhida pelo servidor representam 30% dos gastos com pessoal”, analisa Benes Leocádio.
Ainda de acordo com o presidente da FEMURN, uma das vantagens do Regime Próprio para o servidor que ingressou até 1998 é se aposentar mantendo o último salário ganho ainda na ativa.
Um dos prefeitos presentes ao seminário, Júnior Queiroz, de Jucurutu, disse as dívidas previdenciárias tem atormentado os prefeitos e ameaçam inviabilizar financeiramente as prefeituras. “Vamos fazer o estudo de viabilidade da implantação do Regime Próprio, que tem segurança jurídica e vantagens para os servidores na hora da aposentadoria”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente