sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sexta-feira 13: Não dê sorte para o azar

PARASCAVEDECATRIAFOBIA

O nome é tão estranho quanto o que remete seu significado. É, literalmente, um palavrão e traduz o medo de sextas-feiras 13.  Não é uma fobia tão comum, mas ela existe, sim. Tanto, que tem até nome. A maioria das pessoas pode nem reconhecer essa superstição, mas não é difícil encontrar, em dias como o de hoje, pessoas desviando de escadas e gatos pretos que possam cruzar o caminho.
 
“Já tenho um pouco de superstição, mas confesso que essas aumentam nas sextas-feiras 13. Por exemplo, já não passo por baixo de escadas, e em dias como amanhã (hoje), aí mesmo é que fico alerta”, confessa o professore de Educação Física, Ienecy Santos. Mas para quem – como Ienecy - tem um pouco de fobia dessa data, pode ficar tranquilo, ao menos este ano: hoje, é a única sexta-feira 13 de 2011. Outra data como essa, só em 13 de janeiro de 2012.

Uma curiosidade: de onde vem essa história de que a Sexta-feira 13 é o dia mais azarado que se pode ter? Vem da junção de várias citações histórias e lendárias. No mundo ocidental, está ligado especialmente à questão de que Jesus foi crucificado em uma sexta-feira. A partir daí, esse passou a ser o dia da semana menos festejado.

Na numerologia, o número 13 é considerado de má sorte. O número 12 é considerado de algo completo: são 12 meses no ano, as tribos de Israel, os apóstolos de Jesus, os signos do Zodíaco. Por isso o treze é apontado como um número irregular, azarado. Portanto, somando-se o dia (sexta-feira) ao número de azar (13), temos o mais azarado dos dias.

Mas há exceções nessa superstição. Na China, México e Índia, por exemplo, os 13 de cada mês são sinônimos de sorte, independente do dia da semana. “Não tenho o menor problema com essa data. Não deixo de fazer nada em nenhum dia do ano, e é assim, também, nas Sextas-feiras 13. Se ocorrer, passo por baixo de escada, quebro espelho... pra mim é um dia comum”, admite o analista de sistemas, César Medeiros.

Por Cledivania Pereira – TN On-line
Do Blog do Robson Cabugi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente