terça-feira, 1 de março de 2011

Comissão de Reforma Política também é instalada na Câmara dos Deputados

PMDB SAI NA FRENTE
 
O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Alves, indicou o deputado Almeida Lima (PMDB-SE) para presidir a Comissão Especial da Reforma Política instalada nesta terça-feira.

A comissão vai discutir cerca de 100 projetos de reforma política em tramitação na casa. Se forem aprovadas até outubro deste ano, algumas alterações já poderão ser aplicadas nas eleições municipais de 2012.

Os 40 deputados indicados pelos líderes partidários para integrar a comissão, sendo seis titulares e seis suplentes do PMDB, terão 180 dias para buscar um consenso sobre temas polêmicos, entre outra mudanças nas regras eleitorais, como o financiamento público de campanhas, o fim das coligações, a cláusula de desempenho para partidos e o sistema de listas fechadas.

Na última semana, o Senado também instalou uma comissão para elaborar uma proposta de reforma política.

Na ocasião, o presidente da Câmara, Marco Maia, esclareceu que as comissões trabalharão de forma autônoma. "Vamos fazer o debate na Câmara, eles no Senado e lá na frente vamos juntar as duas propostas", explicou.

O presidente do Senado, José Sarney, disse que a reforma política é a principal missão do Congresso nesta legislatura.

"Vamos fazer uma proposta de acordo entre Câmara e Senado, de modo a aprovarmos com maior rapidez", disse Sarney.

Embora haja divergências quanto a alguns pontos, Sarney acredita que seja possível chegar a um consenso e aprovar ainda neste ano o projeto de reforma política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente