sábado, 26 de fevereiro de 2011

Proposta inusitada visa conter atos abusivos do Judiciário

FREIOS E CONTRAPESOS

O deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), apresentou na Câmara, uma proposta de Emenda Constitucional - PEC, de teor inusitado.

A proposta atribui ao Congresso, poderes para sustar atos normativos expedidos pelo Poder Judiciário.

A proposta, porém, surge num momento em que o Congresso está em pé de guerra com o STF, principalmente pelas reiteradas decisões conflituosas com relação à posse de suplentes de deputados, que, num momento são os suplentes das coligações e noutro, do partido político.

Constitucionalmente, o Legislativo dispõe de poderes para sustar atos considerados "abusivos" do Executivo. Nazareno sugere que a regra (sustação) passe a valer também para atos do Judiciário.


"A Constituição atribui ao Congresso a tarefa de 'zelar' pela preservação de sua competência legislativa em face da atribuição normativa dos outros poderes”, diz o deputado autor da matéria.


E pergunta: “Como, na prática, o Legislativo poderá cumprir de forma plena esse mandamento constitucional em relação ao Poder Judiciário?”.

A PEC de Nazereno já se encontra na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que tem como presidente o também petista João Paulo Cunha (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente