CERTIFICAÇÃO
As mais de 200 toneladas de mel produzidas a cada ano no município de Serra do Mel, terão mais chances de chegar a mercados consumidores da Europa a preços mais competitivos.
A Associação de Apicultores da Serra do Mel (Apismel), conquistou na sexta-feira passada o certificado em Comércio Justo para o mel. A Certification for Development (Certificação para o Desenvolvimento) foi concedida pela Fairtrade Labelling Organizacions (Flo-Cert) e o grupo já tem pedido de uma empresa italiana interessada em comprar o mel potiguar.
A certificação é fruto de um trabalho desenvolvido pelo Sebrae-RN desde 2002, disponibilizando para os apicultores da região consultorias, estimulando a adoção de boas práticas e repassando técnicas de manejo das colméias e dos pastos, além da estruturação do grupo em cooperativa.
As ações resultaram na preparação dos produtores para a conquista do certificado, que posiciona o Rio Grande do Norte como o segundo estado brasileiro a ter mel com o selo Fair Trade. Antes, apenas a Casa Apis, no Piauí, detinha essa certificação no País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente