terça-feira, 12 de novembro de 2013

Aos nossos leitores, a coluna do jornalista Neto Queiroz

Jornalista Neto Queiroz
GAZETA DO OESTE

Postado em 11/11/2013 por Neto Queiroz

NOTAS PRINCIPAIS

Cláudia retorna à Prefeitura
A prefeita Cláudia Regina retorna hoje ao comando da Prefeitura de Mossoró. Em decisão favorável concedida ontem, o Tribunal Regional Eleitoral concedeu efeito suspensivo a sentença do juiz Herval Sampaio e autorizou a prefeita a retornar a titularidade do cargo. O Tribunal também julgou outro recurso a respeito das eleições em Mossoró e por 5 votos a 0 reconheceu a inocência da prefeita de Mossoró na acusação de ter usado a inauguração de uma obra municipal em favor de sua eleição no pleito do ano passado. Agora as atenções se voltam para o julgamento que foi suspenso na semana passada em que se aprecia o mérito de uma cassação de mandato sofrida por Cláudia. O voto do relator Eduardo Guimarães foi pela manutenção da decisão monocrática. Aguarda-se a sequência da votação para esta semana.

Os fatos absolvem Cláudia
Assim como essa coluna havia comentado na semana passada, as votações que estão acontecendo no Tribunal Regional Eleitoral vão definindo o entendimento do colegiado sobre o que aconteceu nas eleições do ano passado em Mossoró. Essa coluna havia dito que quando se analisa fato a fato a tendência tem sido pela absolvição de Cláudia. E foi assim que o TRE-RN já se posicionou em duas votações. Tanto na denúncia sobre o uso de gravações em carros de som por parte da governadora, como na denúncia de ter havido uma inauguração pública para favorecer Cláudia, o Tribunal, por 5 votos a 0, entendeu que não houve crime eleitoral. Só lembrando que estes fatos motivaram sentenças em que Cláudia teve o mandato cassado.

NOTAS GERAIS
Cotado para ser vice
Novamente o nome do senador José Agripino aparece na mídia às vésperas do processo eleitoral presidencial cotado como vice na chapa de oposição. Seu nome é lembrado para ser vice na chapa do senador Aécio Neves.

Com saída anunciada
Izabel Montenegro sai esta semana da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e retorna à Câmara Municipal. Decisão já tomada e pedido de exoneração já na mesa da prefeita Cláudia Regina. Ainda não se sabe o nome do substituto.

Acomodar Zé Peixeiro
O problema que a saída de Izabel da Secretaria causa para a gestão da prefeita Cláudia Regina é que mexe com o suplente de vereador Zé Peixeiro, que ocupa a vaga de Izabel na Câmara. Um outro vereador do PMDB pode ser chamado para a secretária ou o próprio Zé Peixeiro.

Será a única solução
Tudo leva a crer que o PMDB terá que chamar Garibaldi Filho para o sacrifício. Não resta outra opção para disputar o Governo. E como Garibaldi já disse uma vez que só iria se fosse o único jeito, parece que é mesmo.

Medo de prejudicar imagem
O grande temor de Garibaldi é o revés político que sua carreira pode sofrer assumindo o Governo. Ele sabe que a máquina administrativa está quebrada e que os Estados estão de pires na mão. Será difícil operar milagre.

Governo quebrado é ruim
O senador, que tem como vaidade afirmar que foi o primeiro senador potiguar de um milhão de votos e sabedor que é queridinho dos potiguares, morre de medo de ver sua imagem se deteriorar com uma má gestão no governo.

PLUGADO
O PT está em crise no Estado. Até ontem ninguém sabia quem tinha ganhado a eleição para presidir o partido no Estado. Versões as mais diversas se espalharam.

Pelas redes sociais apenas frases soltas dos militantes, citando que o PT está rachado e vai ser difícil juntar as bandas. Pelo visto os bastidores estão pegando fogo.

O fato que se soube é que Fernando Mineiro fez barba, cabelo e bigode. Seus candidatos ganharam em Natal e em Mossoró e tudo indica que ganhou também o diretório estadual.

Leituras já estão sendo feitas. Há quem alegue que a derrota dos candidatos de Fátima Bezerra foi um sonoro não das bases petistas a tentativa de união com o PMDB.

O deputado João Maia, líder da bancada do RN no Congresso, vai agendar para os próximos dias a reunião geral para definir as emendas coletivas ao orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente