ATIPICIDADE
Em uma eleição totalmente atípica, em razão de consequências jurídicas que se arrastam nos tribunais, a população serrana aguarda com ansiedade a definição de quem será empossado prefeito(a) no próximo dia 1º de janeiro de 2013.
Partidários do candidato vencedor nas urnas Manoel Cândido (PT), acreditam que o mesmo ainda seja o empossado. Os motivos que levam a esse entendimento é o fato de ele (Manoel) ter vencido o pleito no voto, não importando muito o seu problema jurídico (o não deferimento de sua candidatura).
Aos eleitores e simpatizantes da candidata Irmã Lúcia (PMDB), também acreditam em sua posse, mesmo após o juiz eleitoral ter suspendido sua diplomação. No caso de Irmã Lúcia, seus eleitores acreditam no êxito de sua posse, defendendo o fato de que a mesma concorreu ao pleito totalmente legalizada do ponto de vista eleitoral, em detrimento de seu opositor.
Porém, faltando apenas 4 dias para o dia da posse, uma terceira possibilidade poderá ocorrer. É que, em não sendo diplomado nenhum dos concorrentes ao pleito majoritário (prefeito), assumirá a prefeitura o vereador eleito presidente da Câmara Municipal no dia 1º de janeiro.
Nesse caso, de acordo com a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Câmara Municipal, o vice-presidente da Câmara, também a ser escolhido pelos demais vereadores no dia 1º, assumirá a presidência da Casa.
Portanto, trata-se de uma eleição jamais vista no município, onde os 9 vereadores decidirão em votação secreta e com um único voto, quem administrarão os poderes Executivo (Prefeitura municipal) e o Poder Legislativo (Câmara Municipal).
A sessão de instalação e posse dos vereadores eleitos ocorrerá às 10:00 horas, na Câmara Municipal de Serra do Mel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente