sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Políticos de todo país vivem o dilema de trocar ou não trocar de partido

http://www.dercio.com.br/media/images/dynamic/images_blog/dia-da-troca-akatu-acompanhe_1.jpg.554x318_q85_crop.jpgEXPECTATIVA

Alguns blogs menos avisados ou que apenas reproduzem o que vêem em outros blogs igualmente desavisados, publicaram hoje, Brasil afora, que a presidente Dilma havia sancionado o projeto da reforma política.

A verdade é que NÃO houve a sanção.  E, em consequência da demora, políticos de todo o Brasil estão vivendo um dilema.
 
É que com a não sanção, até agora, muitas indagações e dúvidas pairam sobre as decisões a serem tomadas.  Principalmente para quem tem mandato.

A dúvida principal consiste na mudança ou não de partido até o dia 02 de outubro (prazo final de filiações - pelas regras atuais).

Quem tem mandato
Prefeito e Vice-Prefeito - Os mandatários de cargos majoritários não têm maiores preocupações, pois, por decisão recente do Supremo Tribunal Federal, eleitos em cargos majoritários não respondem por infidelidade partidária.

Vereador - Já os vereadores tem duas decisões a tomar: Pelas regras atuais, devem estar filiados ao partido pelo qual pretende disputar a eleição, até o dia 02 de outubro.  Por outro lado, se trocarem de partido agora, podem responder por infidelidade partidária e perderem o mandato.

http://www.correianelesnews.com.br/wp-content/uploads/2014/06/partidos_politicos_brasil_560.jpgQuem não tem mandato
Até mesmo para quem não tem mandato, reina a dúvida sobre o tempo certo a mudar de sigla.  Se mudar agora e não houver a sanção da reforma, acertou em cheio.  Mas se mudar agora e houver a sanção, poderá ter que trocar novamente de partido até 02 de abril do próximo ano.

Daí, é prudente esperar até o último dia possível, pois caso seja sancionada a reforma política, esses prazos passarão a ser, não mais de um ano, mas, de apenas 6 meses, prorrogando-se a data para 02 de abril/2016.

Resumo: Quem se apressar poderá comer crú. Ou não.

Aguardemos, pois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente