sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Nova secretária de educação concede entrevista e explica os desafios da educação em Serra do Mel

Secretária de Educação (Meire Victor) e a Secretária Adjunta, Ildinha
NOVA GESTÃO

A professora Meire Victor foi nomeada pelo Prefeito de Serra do Mel, Fábio Bezerra, Secretária Municipal de Educação e Cultura, substituindo a pasta da profª Milane Azevedo, que já tinha programado o ano letivo de 2014 e se afastou por motivos pessoais.

A Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte, passou por uma reforma e está sendo ampliada com a construção de 4 novas salas de aulas, que será entregue em março. A reforma e ampliação da Escola chega a cifra dos R$ 210 mil reais, recursos próprios da Prefeitura da Serra do Mel, além da recuperação de algumas escolas nas vilas rurais. A Secretaria de Educação adquiriu mais de 200 carteiras escolares, das quais já chegaram 120 na escola da Vila Rio Grande do Norte.

Reforma da Escola Municipal da Vila Rio Grande do Norte
Já contratou 15 professores através do processo seletivo realizado pela Secretaria, para atender a demanda das vilas rurais no ensino fundamental I, e está contratando horas suplementares e jornada dupla para suprir o déficit de algumas disciplinas no ensino fundamental II. 

Com este legado de responsabilidades para dirigir a educação serrana com mais de 2.200 alunos matriculados na rede municipal de ensino é que procuramos a nova secretária para conversamos sobre a Educação do Município da Serra do Mel e os projetos que a pasta tem para apresentar à comunidade Serramelense.

A equipe da nova secretária, Meire Victor, é formada pela secretária Adjunta de Educação, Josenilda da Conceição Andrade, conhecida como Ildinha que já assessorava a secretária anterior; os gestores e vice-gestores escolares, coordenadores, auxiliares de secretaria, digitadores, merendeiras, zeladores, porteiros e vigias. "Todos são importantes na condução de uma educação melhor." Disse a secretária.

Veja, abaixo, a entrevista da nova secretária, concedida ao blog As Moabet’s:

As Moabet’s  – Seja bem vinda ao cargo de Secretária Municipal de Educação e aos muitos desafios a serem enfrentados na educação municipal. Falando em desafios, qual o maior desafio da Secretaria de Educação hoje em nosso município?
Meire Victor: Conscientizar as pessoas de suas responsabilidades enquanto educador. Mas, o principal desafio é gerenciar a garantia do direito que tem os estudante matriculados, na rede ou no sistema de ensino, a ter acesso e permanência na Escola Pública e aprendizagem com qualidade social. 

Aquisição de 200 novas carteiras escolares
Moabet’s – Quantos alunos a Rede Municipal de Educação atende na Educação infantil? No Ensino Fundamental I e no Ensino Fundamental II na Serra do Mel?
Meire Victor: A rede municipal atende cerca de 530 (quinhentos e trinta) crianças na educação infantil e creche. 1.230 (um mil duzentos e trinta) estudantes no ensino fundamental I e 466 (quatrocentos e sessenta e seis) no ensino fundamental II.

Moabet’s – Há professores suficientes para atender a demanda? E se não, como será feito para suprir o déficit de professores?
Meire Victor: Há sim. Pois no inicio do ano, a prefeitura realizou um processo seletivo e já foram convocados 15 (quinze) professores para atender a demanda do ensino fundamental I, e estamos contratando horas suplementares para suprir a necessidade de algumas disciplinas no ensino fundamental II. De forma, que não existe carga horária descoberta e nem alunos sem professor na rede municipal.

Moabet’s – As Escolas Municipais foram contempladas pelo Ministério da Educação – MEC, com o Programa Mais Educação. Há previsão para iniciar este ano e quando?

Meire Victor: Sim, já estamos articulando junto a prefeitura e aos gestores escolares. Inclusive temos uma reunião logo mais com as gestoras escolares e a assessoria técnica para estudar os Planos de Ação do Programa e planejar a implantação do mesmo para iniciarmos em março. 

Moabet’s – Como a Secretaria Municipal de Educação vai fazer para adquirir profissionais para trabalhar no Programa Mais Educação?
Meire Victor: Vamos publicar um edital, explicando a forma aos interessados participarem. Será uma seleção através de currículos de acordo com as modalidades oferecidas. Vamos trabalhar as modalidades: Horta, Letramento, Música e Esporte.

Moabet’s – Nos anos anteriores a Secretaria manteve a distribuição de fardamento para os estudantes. Este ano vai ter fardamento? Se sim, qual a previsão para a distribuição:
Meire Victor: Sim. A prefeitura já fez a licitação para o fardamento escolar e a nossa previsão é entregar esta farda aos estudantes ainda neste 1º bimestre.

Investimento de 210 mil reais na reforma da Escola da Vila RN
Moabet’s – É verdade que este ano não há convênio entre a Prefeitura Municipal de Serra do Mel e o Governo do Estado no que se refere ao Transporte Escolar? E Como serão transportados os estudantes?
Meire Victor – Sim. Não há convênio. Mas a prefeitura ficou responsável para transportar estudantes de determinadas vilas rurais, e o mesmo transporte trazem os estudantes das redes, municipal e estadual. Assim como, o transporte contrato pela Secretaria de Educação do Estado, também está trazendo os alunos das escolas, estadual e municipal evitando assim, um gasto desnecessário de dois ônibus escolares para transportar os estudantes das duas escolas oriundos de uma mesma vila.

Moabet’s – Este ano vai haver eleição para gestor escolar, na Serra temos cinco núcleos educacionais, sendo quatro rurais e um urbano. Como está o andamento da formação da comissão para realizar as eleições?
Meire Victor: A Secretaria Já estar mobilizando a equipe para formar a comissão para as eleições para gestores escolares e vai ser constituída da seguinte forma: 01 representante da Sec. Mun. de Educação; 01 do Conselho do FUNDEB; 01 da Câmara Municipal; 01 dos professores e 01 representante do SINDMEL.
Moabet’s – O que é necessário para os candidatos poder disputar os cargos de gestor e vice-gestor?

Professor Silvestre assinando o ponto eletrônico
Meire Victor: De acordo com a Lei nº 354/2009 que institui Eleições Escolares, pode ser candidato a gestor e a vice-gestor qualquer professor ou apoio pedagógico formado na área da educação, lotado no núcleo escolar a qual vai concorrer, mesmo estando gozando licença, férias ou algo semelhante, mas que tenha cumprido o prazo do estágio comprobatório.

Moabet's - Vai ser instalado ponto eletrônico nas Escolas? se sim, quando?
Meire Victor: É verdade. O ponto eletrônico é um marco na organização desta atual administração, já foi instalado na sede da Prefeitura, na Secretaria de Saúde e agora é a nossa vez, a Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte. O ponto já foi instalado e está sendo feito o cadastro de todos os funcionários lotados na referida escola para iniciar a funcionar a partir da próxima segunda-feira, dia 24.

Moabet's - A Escola Municipal Está em reforma, qual a previsão para a entrega da obra?
Meire Victor: A Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte, além de ser reformada, também foi ampliada com mais quatro salas de aulas, além desta escola, outras, nas vilas rurais também estão sendo reformadas, praticamente construídas novamente. Na verdade, a empresa está com a obra atrasada, deveria ter sido entregue antes de iniciar as aulas. Mas, estamos aguardando o novo prazo que é agora no início de março a entrega das novas salas de aulas.

Moabet's - Um Pensamento:
Meire Victor: "O amor é uma intercomunicação íntima de duas consciências que se respeitam. Cada um tem o outro como sujeito de seu amor. Não se trata de apropriar-se do outro.” Ms. Paulo Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente