terça-feira, 28 de janeiro de 2014

'Quem não fizer recadastramento terá CPF cancelado pela Receita'

http://marcosdantas.com/sites/marcosdantas.com/files/imagecache/gigante/imagens/3/amilcar-maia-desembargador-3.jpg
Juiz Presidente do TRE/RN, Amílcar Maia
Por Cézar Alves

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Amilcar Maia, fez hoje oficialmente o chamamento dos eleitores de Mossoró, Baraúna e Serra do Mel para fazer o agendamento eletrônico e o recadastramento biométrico na Justiça Eleitoral no período de 29 de janeiro a 4 de abril.

O desembargador Amílcar Maia e a diretoria geral Andréia Campos, em entrevista coletiva no final da manhã desta terça-feira, 28, no auditório do Fórum Municipal de Mossoró, explicaram a importância da biométrica para evitar fraudes nas eleições.

Os mais de 160 mil eleitores de Mossoró, para fazer o recadastramento, precisam acessar o site do TRE (www.tre-rn.jus.br) e fazer o agendamento do horário e do dia para ir ao Cartório Eleitoral, que em Mossoró será no Abolição II, e fazer o recadastramento.

O recadastramento consiste basicamente na retirada das digitais de todos os dedos das mãos e feitura de uma fotografia do eleitor. O processo é relativamente rápido. “Para facilitar todo o processo, é importante o agendamento”, destaca o juiz eleitoral Herval Sampaio.

No caso do eleitor fazer o agendamento e no dia não poder comparecer por alguma razão, o sistema está preparado para fazer o reagendamento. Não sendo possível, basta ligar ou ir pessoalmente o Cartório Eleitoral e fazer o processo. Neste caso, é mais lento.

O presidente Amilcar Maia destaca que o eleitor que deixar de fazer o recadastramento não poderá se inscrever em concurso para ingresso no serviço público, não poderá fazer vestibular, não poderá tirar passa porte, e deixará de receber (se for o caso) os programas federais.

Isto por que perde o CPF. “Temos que entender que a Justiça Eleitoral Brasileira está passando por um momento de renovação, inovação no sistema de eleição, tornando-o mais prático e mais difícil de ser fraudado”, acrescenta o juiz eleitoral José Herval Sampaio Junior.

O trabalho de recadastramento em Mossoró, Serra do Mel e Baraúna será coordenado pela juíza eleitoral Ana Clarissa, que terá a sua disposição 236 servidores, entre técnicos do TRE, servidores emprestados pelas prefeituras dos três municípios.

Um comentário:

  1. é uma imoralidade um país desse vc ser obrigado a votar é um bando de corrupto e ainda chegar a ser ameaçado se não rugularizar o titulo seu cpf sera cancelado isso é uma palhaçada que pais é esse

    ResponderExcluir

Comente