terça-feira, 28 de agosto de 2012

Pesquisa causa abalo em relações entre poder e jornal

Maria Emília (dona do jornal)
FIM DE GOVERNO

Deteriora-se velozmente uma relação estável que sobrevive há quase oito anos. Até então sob harmonia, que se diga. Não são mais tão sólidos os interesses que unem o jornal Gazeta do Oeste e o esquema da prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”.

A parceria que marchava de mãos dadas desde o início do primeiro governo de Fafá (2005/2008) está em xeque.


A sucessão municipal deste ano causa abalo de grandes proporções entre o periódico e o chamado “fafaísmo”, comandado pelo agitador cultural Gustavo Rosado (PV), irmão de Fafá, seu chefe de Gabinete. Ele é tido como o prefeito de fato e de comportamento irascível quando contrariado.

O mais novo episódio que opôs antigos aliados foi a divulgação de pesquisa no domingo (26), pelo jornal. Os bastidores revelam que o entrechoque entre Gazeta do Oeste e Gustavo deixa sequelas, abre um fosso e aponta novos rumos nessa convivência.

Com seguidas pesquisas que apontam inferioridade da sua candidata a prefeito, vereadora Cláudia Regina (DEM), em relação à deputada estadual Larissa Rosado (PSB), Gustavo tentou intervir no jornal. Sem sucesso.

Seu pedido de cancelamento da veiculação foi rechaçado. Gustavo tinha “autoridade” para plantar notas em colunas e apontar manchetes com naturalidade de quem manda. Foi assim durante anos. Nesse caso, experimentou situação diferente.

Subterrâneos
Mesmo sendo o maior anunciante da empresa e com forte influência em sua linha editorial, a Prefeitura de Mossoró parou na voz da diretora do jornal. Maria Emília Pereira ratificou que a sondagem do instituto Cipec do Recife-PE seria apresentada. Ignorou a intimidação.

A diretora-geral ponderou que a iniciativa teria bons resultados financeiros e à imagem da empresa.

A partir daí, Gustavo passou para um degrau mais abaixo dos subterrâneos, onde circula com muita desenvoltura.

Gustavo Rosado
Ele acionou o escritório de advocacia que serve ao seu esquema desde o primeiro trimestre de 2009. O mesmo escritório que presta serviços ao gabinete do deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), marido de Fafá, e que ironicamente atuou com destaque em favor da campanha de Larissa Rosado a prefeito em 2008.

A ordem foi deter a qualquer custo a pesquisa. Sabia-se, por informação passada por funcionários do próprio jornal a Gustavo, que os números batiam com os de outras sondagens em poder do esquema governista.

A saída encontrada foi “aparelhar” o candidato a prefeito pelo PRTB, professor Edinaldo Calixto, para esse fim. A ação tentou embargar a publicação do trabalho da empresa pernambucana, com base na falha de grafia de um nome próprio.

A Justiça Eleitoral não deu amparo ao arrazoado. Tudo foi visto como deslize residual, que em nada interferiria na informação.

De olho no futuro, a direção da Gazeta do Oeste resiste à intervenção de Gustavo, que ocorreu com relativa naturalidade ao longo de quase oito anos. Passa a assumir uma outra postura.

O prefeito de fato é ouvido, mas não escutado como antes. Os tempos são outros.

Vale lembrar: Fafá e Gustavo têm apenas pouco mais de quatro meses de gestão pela frente e uma eleição difícil no meio.

Fonte: Blog do Carlos Santos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente