quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Cadastro positivo entra em vigor a partir de hoje

LEI FEDERAL 12.414
Quem está com as contas em dia poderá fazer parte de uma lista de bons pagadores, conhecida como cadastro positivo, que todos os bancos passarão a disponibilizar a partir desta quinta-feira, dia 1º. 
O consumidor que desejar entrar no cadastro deve autorizar a publicação de seu histórico de pagamentos nos bancos e instituições financeiras que escolher, de forma gratuita, preenchendo uma ficha e optando por fornecer ou não seus dados pessoais para outras empresas como redes de comércio, varejistas, bancos e financeiras.
Além de dados sobre dívidas quitadas, o cadastro informará se o consumidor pagou todas as contas de água, gás, luz e telefone, caso ele autorize o fornecimento do cadastro.
A autorização poderá ser geral, permitindo o acesso de todas as lojas aos dados do cliente, ou restrita, na qual o consumidor pode escolher os estabelecimentos que terão acesso ao cadastro positivo.
Sancionada com vetos pela presidente Dilma Rousseff em junho de 2011, a lei federal 12.414 pode, a partir de amanhã, favorecer a queda dos juros no crédito e facilitar a aprovação de financiamentos e empréstimos para integrantes da lista, acredita a SPC Brasil.
A Proteste Associação de Consumidores emitiu um comunicado afirmando que fará um acompanhamento dos juros praticados aos bons pagadores, para verificar se eles cairão efetivamente. Segundo a entidade, a privacidade do consumidor será invadida e não houve, por parte do governo, uma campanha de esclarecimento de que a adesão ao cadastro não é obrigatória.
Prós e contras do cadastro positivo
Vantagens:
1. Redução dos juros do crédito para integrantes cadastrados
2. Agilidade na aprovação de empréstimos e financiamentos
Desvantagens:
1. A publicação dos dados representa uma invasão de privacidade do consumidor
2. Estabelecimentos comerciais e outras empresas podem utilizar os dados do cliente para outros fins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente