sexta-feira, 19 de julho de 2013

PEC do Orçamento Impositivo será votada pela Câmara Federal no dia 6

Relator da PEC, Dep. Elídio Lopes (PMDB-RR)
SEM CONSENSO


O relator, deputado Edio Lopes (PMDB-RR), assegura que, mesmo sem consenso e com resistência do governo, o Orçamento Impositivo será votado no início de agosto. 

A proposta (PEC 565/06 e apensadas), já aprovada no Senado, torna obrigatória a execução de emendas individuais de parlamentares que modificam o Orçamento da União, desde que estejam ligadas a programas prioritários do governo. A votação da matéria está prevista para 6 de agosto, na comissão especial que a analisa, e há compromisso da presidência da Câmara de levá-la para a apreciação do Plenário no dia seguinte (7).

O Planalto é contra o parecer sobre as 16 propostas que tratam do mesmo assunto e tramitam em conjunto, mas o relator reclama do que chama de “omissão” do Executivo na discussão e negociação prévia do tema com os parlamentares. Lopes cita matérias da imprensa – sobre supostas liberações de recursos de emendas parlamentares às vésperas de votações do interesse do governo – para afirmar que o atual mecanismo fracassou e “beira à promiscuidade”. 

“Já que os dois lados [Executivo e Legislativo] entendem que o modelo atual não é o ideal, seria de se imaginar que procurassem uma fórmula que compatibilizasse os interesses, porém, infelizmente, não é o que está ocorrendo”, diz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente