segunda-feira, 5 de novembro de 2012

América-RN é condenado pelo STJ a indenizar PM de Mossoró por racismo


Imagens do caso, à época
NOVO ENTENDIMENTO

O STJ julgou na semana passada, recurso judicial oriundo do Rio Grande do Norte, acerca do caso envolvendo um atleta de futebol do América de Natal, que teria agredido verbalmente um policial de Mossoró, chamando-o de negro e macaco.

A decisão do STJ incrimina o América por co-responsabilidade pela atitude dos jogadores em campo.

O atleta em questão é o ex-volante Ivo, que defendeu o América-RN num jogo de futebol contra o Potiguar de Mossoró, em abril de 2008.


Ao que consta dos autos,
o jogador foi expulso e, a pedido do árbitro, foi retirado pela polícia, que ao conduzir o atleta, este ofendeu um dos policiais e foi preso.

O jogo referido foi realizado no Estádio Nogueirão, em Mossoró, no dia 21 de abril de 2008, uma segunda-feira, entre Potiguar e América pelas semifinais do Campeonato Estadual.

O América venceu por 3 a 2, mas como havia perdido o primeiro confronto por 3 a 0, em pleno Machadão, o Potiguar se classificou para fazer a final com o ABC.


A confusão envolvendo o volante Ivo, ex-Coritiba, ocorreu aos 30 minutos do primeiro turno, quando o árbitro da partida, Reinaldo Gomes, voltou atrás a marcação de um pênalti favorável ao América. Ivo reclamou do árbitro e foi expulso.


Ele recebeu voz de prisão, foi algemado e levado para a Delegacia de Plantão.


O delegado Caetano Baumann, disse na época, que “o jogador fez o xingamento no decorrer da partida, mas correu para o meio do campo e os policiais preferiram não atrapalhar o andamento do jogo. Mas ele ia ser preso de qualquer jeito, estávamos esperando o intervalo ou o final da partida. Quando ele foi expulso aproveitamos para detê-lo.”
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente