sábado, 15 de setembro de 2012

Choque de culturas no mundo da bola. De Serra do Mel para o Mundo

Dubai

Renan Potiguar em Dubai, um orgulho para o RN


A profissão de jogador de futebol, no Rio Grande do Norte é bastante instável. A maioria dos clubes locais só atua durante três ou quatro meses, que é o período referente ao Campeonato Estadual. Por isso, os atletas vão à busca de qualquer clube para o restante do ano e, aqueles que não conseguem, se veem obrigados a se transferir para outras profissões ou se aventurar em campeonatos amadores.
O sonho de consumo desses jogadores passa a ser atuar no exterior, nem que seja em países distantes e desconhecidos. Esse desejo de atuar fora do Brasil se dá justamente porque as competições nesses países acontecem durante o ano todo e os salários são pelo menos cinco vezes maiores do que no Rio Grande do Norte, bem como são pagos rigorosamente em dia.
Bahrain, Emirados Árabes, Hong Kong e Irã são alguns dos países que já receberam ou recebem atletas do Rio Grande do Norte. Mas nem tudo são flores nesses locais. A adaptação cultural nem sempre é um desafio que dá para tirar de letra. Esse choque é muitas vezes o pior adversário dos atletas, sobretudo em países que são ameaçados por guerra ou que possuem uma cultura religiosa muito rígida.
 
 
jovem Renan, natural de Serra do Mel, que atuava pelo Potiguar de Mossoró. Aos 22 anos, Renan está em sua primeira experiência no exterior. O jogador desembarcou em Dubai há cerca de um mês para jogar como atacante no AL jazzera CLUBE e diz que a adaptação não é tão tranquila como imaginava anteriormente.
“Viajei como quem vai para um clube qualquer. Quando cheguei aqui e vi que não sabia falar com ninguém, foi que comecei a me tocar. As mulheres aqui são lindas, mas se cobrem com roupas que tampam tudo.

segundo Renan, “É tudo muito estranho e o pior é que eu não sei  ao certo o que esta  acontecendo.  A língua é muito estranha e o povo muito fechado. Não entendo nada ainda, é tudo estranho e dá certo medo”, conta Renan, revelando também que os homens não podem sair de camiseta nas ruas e as mulheres se vestem todas cobertas.
O jogador afirma que apesar das dificuldades que encontrou para se adaptar, aos poucos já estar se  se acostumando. 


Renan disse que o inglês já estar bem avançado, mas no idioma dos árabes não é muito fácil. eles falam rápido demais e escreve de trás pra frente comenta ele. "muito doido esse idioma fico rindo no quarto. Mas não pode rir na frente deles por que se não dar problema".
Renan: "Já estou com 8 gols aqui. Mas no começo tava difícil pra mim por causa da adaptação, agora estou mais tranquilho. Apesar do fuso horário me deixar doidinho" (risos). 
Na hora em que o jogador falava com a nossa equipe de redação eram 22;00hs em Dubai e 15:00hs no Brasil.
Ainda disse, que vai aproveitar a oportunidade que Deus lhe deu e que o mais difícil é a saudade de todos.
Sente-se feliz por representar o Brasil e o RN. Mas o que o mas chamou a atenção da nossa equipe, é o carinho que ele tem pela cidade de Serra do Mel.
Sobre o inglês, Renan comenta: "O inglês já está bem avançado, mas o idioma dos árabes não é muito fácil. Eles falam rápido demais e escrevem de trás para frente (risos)".

Aqui fica os nossos parabéns e o desejo de muitos gols e sucesso na carreira.

Fonte: Blog A carapeba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente