terça-feira, 14 de agosto de 2012

OAB Mossoró realiza debate quinta-feira entre candidatos a prefeito de Mossoró

Cézar Alves/Jornal de Fato

A subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Mossoró) prepara o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Mossoró para a próxima quinta-feira, dia 16. Os organizadores observam que será mais uma oportunidade dos candidatos apresentantes propostas e debater entre si, assim como oportunizar ao eleitor conhecimento para escolher em quem vai votar.


O debate, que recebe o aval da Justiça Eleitoral, será transmitido pela TV Cabo Mossoró e retransmitido simultaneamente pela TV Mossoró, será dividido em nove blocos. A mediação do debate ficará a cargo da jornalista Mírian Santos, da OAB Estadual.


No primeiro bloco, cada candidato terá um minuto para se apresentar ao eleitor, expondo seu perfil pessoal e profissional. Nesta ocasião, ele não poderá falar sobre planos de governo, nem se dirigir a qualquer outro candidato, sob pena de ter seu áudio cortado no ar.

No segundo bloco, serão realizadas perguntas diretas aos candidatos. Tais perguntas serão elaboradas previamente pelos conselheiros da Subseccional Mossoró da OAB/RN e versarão sobre os seguintes temas: Educação; Saúde; Segurança Pública; Abastecimento de água e Saneamento Básico; e Transporte Público e Mobilidade Urbana.


Nos terceiro, quarto e quinto blocos, serão realizados rodadas de debates.

A sequência de perguntas acontecerá por sistema de sorteio. Na primeira urna, constarão os nomes de todos os candidatos e respectivos partidos; na segunda urna, constarão os temas citados no parágrafo anterior; na terceira urna, constarão os nomes de todos os candidatos e respectivos partidos.


A mediadora retirará da primeira urna, o nome do candidato que fará a pergunta da vez, sendo tal nome descartado. Logo após, retirará da segunda urna o tema da pergunta, e, em seguida, da terceira urna, o nome do candidato que responderá. Este também terá seu nome descartado da urna.


O processo de sorteio se repetirá por mais quatro vezes, até que todos os candidatos perguntem e respondam, participando igualmente do debate. Caso haja coincidência de nomes entre o candidato que pergunta e o candidato que responde, o sorteio será repetido e o nome do candidato sorteado primeiramente será devolvido à urna logo depois.


Nos sexto, sétimo e oitavo blocos, será iniciada nova rodada de debates, com perguntas de temas livres, obedecidas as regras anteriormente delineadas no que concerne ao sorteio dos candidatos. Em uma urna, constarão os nomes dos candidatos que perguntarão e, na outra, dos candidatos que respondem.


No nono e último bloco, cada candidato terá um minuto para fazer as suas considerações finais.

A organização do debate está a cargo dos advogados Francisco Junior e Luciana Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente