sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Mossoró: debate com candidatos a prefeito é quente na temperatura


LITERALMENTE QUENTE

Um debate quente. É assim que pode ser definida a promoção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseccional de Mossoró, que na noite de ontem realizou encontro dos cinco candidatos a prefeito do município.

O debate aconteceu no auditório da própria sede da instituição, com acesso prioritário de advogados, assessores dos candidatos e imprensa. A temperatura elevada não derivou das discussões, mas de problemas com queda de energia elétrica, que causou pane nos condicionadores de ar.

Os candidatos e plateia tiveram que suportar um calor escaldante, durante mais de duas horas de debate, com transmissão por emissoras de rádio e TV. Nos intervalos, os debatedores eram socorridos com água, lenços e até improvisados leques feitos com folhas de papel.

Nenhum dos candidatos teve maior destaque. Todos se comportaram de forma equilibrada e civilizada, evitando provocações pessoais ou algum tipo de ataque velado. Mas não faltaram ironias e tentativas de xeque-mate em perguntas supostamente mais capciosas.

Às 19h12 os candidatos começaram a ser convocados pela produção do programa, antes de começar a transmissão por rádio e TV. Raimundo Nonato (Psol), o “Cinquentinha”, Ednaldo Calixto (PRTB) e Josué Moreira (PSDC) foram os primeiros a subirem ao palco.

Cláudia Regina (DEM) e Larissa Rosado (PSB) chegaram um pouco depois, cumprimentando-se no plenário e em seguida, outra vez, na própria mesa de debates. Cláudia revelava maior espontaneidade. Alargava o sorriso; Larissa fechou o cenho. Demonstrava tensão.

Embaraços
Com o início do debate, a oposicionista Larissa Rosado passou a se descontrair mais. Voltou a soltar constantes sorrisos e fluir melhor seu gestual. Já Cláudia disfarçava certa apreensão, mas poucos minutos depois também ficou mais à vontade, deixando à mostra sua boa articulação de palavras.

O debate começou às 19h35, mas teve que ser paralisado pelo menos duas vezes, devido queda na energia elétrica. A própria produção e apresentadora do evento conviveram com pequenos embaraços quanto à sistemática das perguntas, mas facilmente contornados, com a compreensão de público, candidatos e assessores.

Os demais candidatos, Cinquentinha, Ednaldo Calixto e Josué Moreira, ao contrário do que se poderia imaginar, em face da pouca vivência deles com esse tipo de embate, pareciam veteranos. Tiveram bons momentos, principalmente na tentativa de enquadramento das concorrentes como peças similares da política oligarca local.

Na plateia, em destaque, a presença do juiz eleitoral responsável pela propaganda, Herval Júnior. Também os candidatos a vice dos debatedores, além de outros políticos.

Ao final, claques das candidatas Larissa Rosado e Cláudia Regina fizeram ruidosa manifestação para recebê-las nas proximidades da sede da OAB. De tão próximas, podiam se tocar. Podiam até partir para arengas mais explícitas.

Por Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente